Patrocínio

Notícias



Estudantes conhecem práticas sobre melhoramento genético e manejo de rebanhos

Um grupo de 35 estudantes do curso de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus Crato visitou a Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) nesta sexta-feira (20), para participar de um Dia de Campo sobre melhoramento genético animal e manejo sanitário de rebanhos. Os alunos acompanharam rotinas de trabalho nos campos experimentais, visitaram rebanhos e conheceram tecnologias e o funcionamento de sistemas que alimentam programas de melhoramento animal.

Para o professor Marcus Góes, que acompanhou os alunos, o Dia de Campo foi uma oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o manejo em sistemas produtivos, com detalhes importantes como o controle de verminoses e outras doenças, além de proporcionar o contato mais próximo com a pesquisa. “Sabemos que há campo de atuação para a pesquisa em Zootecnia e essa é uma forma de despertar este interesse”, avaliou ele.

A oportunidade de conhecer tecnologias foi um dos pontos de destaque do evento, na opinião de Hildeberto Nergino, estudante do sexto semestre de Zootecnia do IFCE-Crato. Em especial, para ele, o sistema de compostagem de carcaças de caprinos e ovinos. “É uma novidade e uma prática muito interessante você aproveitar dejetos e carcaças, que podem poluir solo ou água, para transformar em adubo”, ressaltou ele.

No período da manhã, os estudantes visitaram os rebanhos de núcleos de conservação de ovinos Somalis e Morada Nova, voltados para a pesquisa na preservação de material genético de raças do semiárido. Na sequência, observaram a prática de funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Rebanhos, que alimenta informações para os programas da Embrapa de melhoramento genético de caprinos e ovinos de corte (Genecoc) e de caprinos leiteiros (Capragene). Ao fim do período, conheceram o sistema de compostagem, onde observaram o processo tecnológico para transformação de carcaças e dejetos de animais em matéria orgânica que pode ser usada para fertilização de solos.

À tarde, os estudantes conheceram recomendações sobre manejo sanitário e profilático – que incluem técnicas de controle integrado de verminose, controle da Artrite Encefalite Caprina (CAE) e da linfadenite caseosa – além de informações sobre vacinação e ordenha higiênica em caprinos leiteiros. Este conjunto de técnicas integra as recomendações da Embrapa para controle de doenças que causam impacto na produtividade de rebanhos de caprinos e ovinos.

Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos

Os comentários estão fechados.