Patrocínio

Notícias



ARCO e Emater reúnem-se em nova atividade técnica

Produtores de São Sepé também participaram de reunião técnica sobre ovinocultura

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO esteve na última terça (28) em atividade técnica na região de São Sepé com a equipe da Emater. Estiveram presentes cerca de 45 pessoas, entre técnicos da Emater/RS-Ascar dos regionais de Santa Maria, Soledade e Santa Rosa, além de técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), representante da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) e produtores rurais da Associação Sepeense de Ovinocultores (ASO).

Pelo turno da manhã, no Polo de Educação Sepé Tiaraju, o técnico da ARCO Leonardo Farion, apresentou aos presentes o OFDA, equipamento que faz a leitura da finura das lãs das raças laneiras, além de determinar alguns caracteres importantes da lã, como o conforto, comprimento e variação das micras da mecha analisada. Leonardo reforçou a importância da análise para o melhoramento genético das raças e do manejo correto dos animais, pois influenciam na produtividade e rentabilidade do criador. Na sequência, o Superintendente do Registro Genealógico da ARCO, Edemundo Gressler, apresentou o histórico da entidade e reforçou a importância da ovinocultura para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

No turno da tarde, na propriedade do casal Edilson e Gicelaine Ferreira, na localidade da Juliana, ocorreu atividade prática de coleta de lã para avaliação de micronagem, leitura de amostra e interpretação de resultado através do OFDA. Também foram realizadas oficinas de identificação de raças ovinas, além de critérios específicos para o tipo de animal desejado.

Estas ações e atividades técnicas estão previstas no recente Convênio assinado entre a ARCO e a Emater do Rio Grande do Sul.

Fonte Emater com atualização da Imprensa ARCO

Os comentários estão fechados.