Patrocínio

Notícias



ARCO realizou oficina de lã com técnicos da Emater

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – ARCO, através do seu departamento de lãs realizou no último dia 30 de junho uma oficina com representantes técnicos de 8 municípios da regional de Pelotas da Emater / RS – Ascar. O encontro aconteceu na propriedade Sítio Salvaterra no interior de Pedro Osório (RS) de Nelci e Enilda Salvaterra.

O zootecnista Leonardo Farion, técnico do setor de lãs da ARCO falou sobre a importância da leitura dos fios da lã das ovelhas e do diagnóstico que se pode fazer a partir da micronagem, que vai desde a avaliação corporal e nutricional até a identificação da melhor forma de manejo do rebanho. “Muito mais que finura e os índices medidos durante a leitura feita pelo OFDA, a micronagem é também uma ferramenta de seleção e de geração de valor agregado ao rebanho” comenta Farion.

Segundo o médico veterinário e assistente técnico regional de ovinos da pecuária familiar da Emater, Luiz Ignácio Jacques, o aproveitamento foi excelente “todos os técnicos participantes tiraram o máximo proveito do dia de treinamento e já saíram de lã com metas de trabalho” diz Jacques, que já planeja um novo encontro para o mês de setembro, onde tratarão de identificação e caracteres de diferentes raças.

ARCO e EMATER assinaram convênio em abril deste ano, onde entre outras ações e atividades, as capacitações e oficinas fazem parte.

Os comentários estão fechados.