Patrocínio

Notícias



I Encontro Brasileira do Ovinocultura Carne & Leite no dia 23 em Chapecó SC

Lideranças da cadeia produtiva da ovinocultura estarão em Chapecó (SC) nos dias 23 e 24 de outubro para evento nacional que tratará de produção, mercado, sanidade, tecnologia, políticas para o setor e as mais importantes experiências apresentadas por produtores e especialistas nacionais.

O vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Ovinocaprinocultura – Frente Ovino, deputado federal catarinense Valdir Colatto (PMDB), está na organização do evento e acompanhará o presidente da Frente, deputado gaúcho Giovani Cherini (PDT). A realização é das associações brasileiras que representam a classe – a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos – Arco e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite –  Abcol, em parceria com o Sebrae e a Frente Ovino.

A atividade integra uma série de reuniões que a Frente Parlamentar Ovino iniciou desde a sua implantação, em junho deste ano. A Frente, composta por 228 parlamentares, representa aproximadamente 650 mil produtores brasileiros com rebanho estimado em 14 milhões de cabeças, entre ovinos e caprinos. Em Santa Catarina, o plantel de ovelhas, de aproximadamente 350 mil cabeças, envolve cerca de 70 mil criadores que abastecem o mercado com carne e lã e seus derivados – linguiça, salame, queijo, iogurte e sorvete de leite de ovelha. O deputado destaca que, atualmente, o Brasil tem uma grande demanda reprimida. “Importamos a carne do Uruguai para suprir nosso consumo. Nossa atuação na Frente do Ovino é de apoio às políticas públicas e ações governamentais que beneficiem o setor”, enfatiza Colatto.

Programação

O I Encontro Brasileiro de Ovinocultura acontecerá no Parque de Exposições Tancredo Neves, das 8h30 às 17h30 na sexta-feira (23) e com visitas em propriedades e indústrias da região Oeste catarinense no sábado (24).

A programação iniciará às 9 horas com a abertura oficial com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Afonso Schwab; do presidente da Associação Brasileira de Criadores de ovinos de Leite (Abcol), Anderson Elias Bianchi, secretário de agricultura de Santa Catarina, Moacir Sopelsa; presidente e vice da Frente Ovino, deputados Giovani Guerini e Valdir Colatto, respectivamente; e o gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Agronegócios (Uagro) do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

Às 11 horas, iniciam os painéis com o tema “Governança da cadeia produtiva da ovinocultura brasileira”, apresentado pelo gerente do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza. Às 11h45, “Ovelhas de leite, cordeiros de corte: Potenciais usos da genética ovina leiteira para o incremento da renda do produtor” será palestra do pesquisador da Embrapa Ovinos e Caprinos de Sobral (Ceará), Octávio Rossi de Moraes. O almoço será a base de carne de cordeiro na sede do Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó.

Na parte da tarde as atividades iniciarão às 14 horas com o tema “Oportunidades e desafios na produção de ovinos de leite”, pelo criador da Fazenda Pinheiro Seco, do município de Bom Retiro (SC). Às 14h30 o tema “Experiências, dificuldades e desafios na indústria e no mercado do leite ovino” será apresentado pelo diretor do Parque da Ovelha/Casa da Ovelha de Bento Gonçalves (RS); Tarcio Michelon, e pelo diretor da marca Sabores da Ovelha de Itapecerica (MG), André Dias Cândido. Às 15h30 “Demandas do mercado por derivados do leite de ovelha” será o tema do proprietário da “A Queijaria”, afinador de queijos e consultor especialista em queijos do Grupo Pão de Açúcar, Fernando Oliveira.

Às 16h15, “O mercado da carne de cordeiro” será exposto pelo produtor e empresário da Cordeiros Guatapará, de Guatambú (SC), Dagoberto Rampelotto Toledo. Às 16h45, a exposição será sobre “Serviço de Inspeção Federal – Mapa”, pelos fiscais agropecuários de SC, Ricardo José Buosi (carnes) e Luiz Eduardo Razia (leite).

O encerramento do primeiro dia do evento está previsto para as 17h30. No sábado (24), haverá visitas às propriedades da região.

Informações podem ser obtidas através dos telefones (49) 3330 2800 (Sebrae/SC) e (49) 33281516 (Frente Ovino). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail abcolbrasil@yahoo.com.br

Fonte: ASCOM Dep. Fed. Valdir Collato

Os comentários estão fechados.