Notícias



Dinapec 2017 apresenta tecnologias para produção de ovinos

Os visitantes da Dinâmica Agropecuária (Dinapec) 2017 interessados na criação de ovinos terão diversas opções para conferir inovações tecnológicas voltadas à produção, durante a feira, que acontece de 8 a 10 de março, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). Uma das principais será o roteiro tecnológico sobre Ovinocultura, que acontecerá nos três dias do evento, com apresentações sobre sistemas de produção que integram lavoura e pecuária; desempenho e características de ovinos pantaneiros; confinamento de cordeiros (destacando suplementação alimentar e resultados de desempenho); embarque coletivo de cordeiros, segundo o modelo de Sistema de Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA); apresentação das características dos cães de pastoreio da raça Border Collie.

Nos dias 8 e 9, o roteiro tecnológico acontece de 13 horas às 16h30. No dia 10, das 8 horas às 11h30. “Embora siga um formato, todo ano este roteiro vem com informações novas, resultados de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros”, destaca o pesquisador Alexandre Agiova, do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos que, juntamente com o também pesquisador Fernando Reis, apresentará a primeira parte do roteiro tecnológico, sobre sistemas de integração lavoura-pecuária.

Agiova também ministrará oficina, nos dias 9 (às 14 horas) e 10 (às 9 horas), sobre silagem de milho e feijão guandu, como opção de forragem conservada, visando melhor valor nutricional e aumento da sustentabilidade na integração lavoura-pecuária. O consórcio de feijão guandu e silagem de milho é uma alternativa recomendada pela Embrapa para diminuir perdas de nutrientes no pasto em períodos chuvosos, aplicável para a produção de leite, carne ou lã. Dados iniciais de experimentos conduzidos pela Embrapa em Campo Grande (MS) indicam que a adição do guandu à silagem do milho aumenta em até 50% o teor de proteínas na alimentação animal.

Outra ferramenta útil aos sistemas de produção apresentada na Dinapec será a Régua de Manejo de Pastagens, instrumento que permite, por meio da medição de altura da pastagem, estimar a quantidade de forragem disponível para rebanhos. Com a Régua, o produtor pode adotar um manejo correto da pastagem, facilitando o aumento da produtividade e maior durabilidade do pasto. A ferramenta permite, ainda, controlar a quantidade de animais no pasto, orientando os momentos de aumentar ou reduzir a lotação de animais.

A Dinapec trará, ainda, em sua vitrine tecnológica, apresentação sobre Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) na produção de carne de caprinos e ovinos e uma oficina sobre curtimento artesanal de pele ovina, que acontecerá no dia 9 de março, às 8 e às 10 horas, e no dia 10, às 13 e às 15 horas, ministrada pelo especialista Alfred Loosli. Ele vai mostrar como curtir peles de cordeiros de maneira sustentável, com baixo custo e usando insumos de fácil aquisição.

A programação do evento, com mais detalhes sobre lançamento de tecnologias e espaços de interação com o público, pode ser acessada em: https://www.embrapa.br/dinapec-2017

Serviço
Dinapec 2017: 8 a 10 de março
Horário: 8h às 17h
Endereço: Embrapa Gado de Corte, Av. Rádio Maia, 830 – Campo Grande (MS)
Informações: (67) 3368-2141

Fonte: Embrapa

Os comentários estão fechados.